sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atividade física para crianças

Papo Saúde!

Hoje vamos falar de um tema muito importante: saúde para as crianças.

Está cada vez mais na moda nos dias atuais falar de saúde. E a maioria dos pais de hoje se preocupa em oferecer uma atividade física aos seus filhos. Cada vez mais, se fala na necessidade de ter um estilo de vida saudável e praticar atividade física para ter uma boa saúde.

Obesidade infantil

Apesar de toda essa repercussão, a cada ano cresce o número de crianças obesas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que no mundo existam 155 milhões de jovens obesos, ou seja, 1 em cada 10 crianças enfrenta esse problema.

Uma das causas da obesidade é sem dúvida o sedentarismo. Muitos moram em condomínios e só fazem exercícios durante a aula de Educação Física do colégio. Brincadeiras de rua como esconde-esconde, pega-pega, onde se queimavam muitas calorias, não existem mais. Que tal então os papais e as mamães que ainda não tiveram iniciativa pensarem mais a respeito disso e numa forma de colocarem suas crianças para fazer atividades?



Hoje, as crianças gastam menos energia já que tudo gira em torno do computador e do vídeo game, não é mesmo? Só joguinhos e TV, e esportes e atividades saudáveis… ? Huum, nada, nada, nada!

Que tal um Personal Trainer?

Algumas crianças obesas também enfrentam outro problema: a vergonha por serem gordinhos, preferindo não ir à academia ou não fazer atividade física com seus coleguinhas. Por causa disto, o número de crianças e adolescentes adeptos ao Personal Trainer cresce a cada dia.

Ter um professor particular parece ser uma boa idéia. Além de fazer um trabalho direcionado a cada caso, cada criança, levando em conta as diferenças e necessidades de cada uma, se desenvolve o gosto pela atividade física. Muitos pais, por não terem tempo de praticar atividades físicas ou jogos com seus filhos, têm procurado a ajuda destes profissionais da área de Educação Física. Já pensaram nisto, gente? Se algum de vocês leitores, mães, pais, ainda não pensaram, pensem, pois dar o primeiro passo é fundamental.

Dicas de atividades

Relacionamos abaixo algumas sugestões de atividades físicas de acordo com a faixa etária:

1 ano em diante: natação, atividades de recreação.
5 anos em diante: ballet, atividades de recreação.
8 anos em diante: basquetebol, voleibol, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais, atividades de recreação.
10 anos em diante: todas as anteriores além de corrida leve e circuitos.
12 anos em diante: todas as anteriores e exercícios com pesos como musculação (leve).
Atenção: Uma avaliação física antes de iniciar a atividade física é de extrema importância. Consulte o pediatra e peça uma prescrição das atividades mais indicadas para o seu filho. As atividades indicadas acima são apenas sugestões.

Então vamos incentivar a pratica de esporte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário