sábado, 22 de outubro de 2011

Brincadeira do Dia : Pipa

PIPA
FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALPraia, Praça, Parque
ESTIMULARConceitos de física, Criatividade, Coordenação motora, Movimento
PARTICIPANTES1+
MATERIALPapel de seda, barbante ou linha, cola bastão, sacos de lixo, varetas, lata

COMO BRINCAR

O objetivo é manter a pipa no ar pelo maior tempo possível. Para os menos experientes, o ideal é contar com um ajudante, que ficará à frente do empinador a uma distância de 20 metros, segurando a pipa em uma inclinação de mais ou menos 60°, enquanto o empinador segura o carretel com a linha bem estendida. Quando perceber um vento bom, o ajudante fará um sinal para o empinador, que deve recolher a linha com as mãos, em movimentos constantes.

Quando o vento estiver bom, o empinador deve aproveitar para soltar o máximo de linha possível. Se a pipa começar a cair, é só recolher a linha até achar um ponto em que o vento esteja mais forte – e levantá-la de novo.

Vale soltar a criatividade para montar pipas coloridos e diferentes. Use papeis coloridos ou sacolas plásticas em tiras para fazer a rabiola. Existem pipas mais simples, que podem ser puxadas por crianças entre 2 ou 3 anos porque são feitas de jornal, barbante e não têm varetas. A partir de 6 e 7 anos, as crianças têm mais desenvoltura para a atividade.

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/pula-elastico/4e42fd643cb3176863000031.html

ESTA BRINCADEIRA TAMBÉM SE CHAMA...

Papagaio, papagaio de papel, réu-réu, pandorga, raia, quadrado, piposa, arraia, pepeta, cali

Nenhum comentário:

Postar um comentário