sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dicas de uma alimentação saudável...

1 – Evite refeições desorganizadas e barulhentas. A criança deve sentar-se e comer com o resto da família, porém se isto for impraticável, um dos pais deve sentar-se perto da criança e alimentá-la antes da refeição familiar.

2 – Apesar de ser ideal que a criança pequena receba uma variedade de alimentos bem balanceados, se ela não gosta da variedade, uma dieta repetitiva, mas nutritiva, é perfeitamente aceitável.

3 – Os hábitos alimentares dos adultos devenm ser encorajados, mas não é um desastre se uma criança decide voltar a comer o caldinho de feijão depois de ter devorado a gelatina.

4 – Prepare refeições simples, porque é difícil ficar calma quando seu filhinho genioso recusa um prato que levou horas para ser preparado.

5 – Encoraje a criança a comer, mas NUNCA force.

6 – Quando fica óbvio que a criança não vai comer mais, limpe suas mãos e rosto, e permita que ela saia da mesa. Se isto acontecer em cinco minutos ou em meia hora, não se preocupe com o tempo. Se ela estiver brincando com a comida, deixe-a brincar um pouco, mas sem audiência.

7 – Não demonstre raiva se a comida não for ingerida. Ponha o prato intocado na geladeira, para ser reutilizado mais tarde, quando pedido.

8 – É direito da criança comer ou não comer a comida que lhe agrada. Os pais também tem o direito de lutar com ela, se é o que desejam, mas os pais deveriam ter o bom senso de evitar batalhas sobre comida. Se uma criança recusa a refeição, não deve ser permitido que ela imediatamente recorra ao leite, à batata frita, e a qualquer guloseima.

9 – Não crie caso se as crianças preferem pegar a comida com as mãos do que usando colheres ou outro talher. As mãos são fáceis de usar e fáceis de limpar.

10 – Nunca deixe as crianças comerem correndo pela casa. Faça com que se habituem a sentar. Engasgar com comida é um problema sério

Nenhum comentário:

Postar um comentário