sábado, 22 de outubro de 2011

Porque se sujar faz bem!


Para o bom desenvolvimento, as crianças precisam de experiências que envolvam novas descobertas, aventuras, natureza e acima de tudo, criatividade. Sujar-se faz parte do aprendizado e deve ser algo absolutamente natural.

Tanto é verdade, que nos últimos anos, as pré-escolas têm dado uma importância muito maior na grade curricular quando o assunto é contato com a natureza. Esse tema tem recebido uma atenção maior e é tratado com prioridade por estimular o desenvolvimento infantil. Disciplinas como horticultura estão cada vez mais presentes nas grades curriculares.

Algumas escolas, inclusive, separam um dia da semana para que seus alunos tenham o “dia da sujeira” e possam se divertir como desejarem com seus colegas. Nesse dia as crianças podem tudo: mexer na grama, rolar na terra, e muito mais. Dessa maneira, criam anticorpos e desenvolvem sua imunidade, construindo um sistema de defesa natural do corpo.

Quando brincam, as crianças além de praticar exercícios que levam à uma vida mais saudável, aprendem a se relacionar com outras pessoas, o que acarreta uma vida social ativa, importante em qualquer fase, seja infantil ou adulta. Estudiosos alegam que uma criança que se relaciona com diversos colegas, quando chega à fase adulta, possui uma capacidade maior de se relacionar com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário