sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Televisão para crianças

Tudo bem, boa noite!

Vamos comentar hoje a respeito da TV na vida das crianças.

Atenção com o que assistir

É muito importante que os pais estejam atentos ao tipo de programa que seus filhos assistem na televisão. Embora muitos discordem, um programa de televisão pode sim influenciar na educação e na formação da personalidade do seu filho. Infelizmente o que podemos ver na televisão atualmente são programas de conteúdos duvidosos, que mostram violência, lutas livres, ou programas de conotação sensual em horários em que a grande maioria das crianças ainda está acordada.

O que é legal?

Caso você tenha em casa TV por assinatura (TV paga), certamente tem muito mais opções de programas educativos. Incentive seu filho a assistir aos programas que mostram a vida de animais, preservação da natureza, desenhos animados saúdaveis, filmes infantis que transmitam noções de boa moral e boa conduta. O seu filho será amanhã o que ele vê hoje, portanto, atenção redobrada, viu, gente? ;)

Exposição demasiada diante da televisão diminui a capacidade de concentração das crianças.

Duas horas por dia diante da tela aumentam o risco de transtornos de atenção. Um estudo sugere que os vídeo-games também diminuem a capacidade de atenção. Pesquisadores da Nova Zelândia analisaram pela primeira vez os efeitos cognitivos a longo prazo das horas passadas diante da televisão na infância. Seus resultados indicam que o rendimento escolar pode ser refletido na adolescência.

As crianças que ficam mais de duas horas por dia diante da TV, quando cursam o primário, têm mais dificuldades de concentração ao chegar ao ensino médio do que aqueles que vêem pouca televisão. Assim demonstra o primeiro grande estudo que analisou os efeitos a longo prazo do abuso da televisão na infância sobre a capacidade de atenção.

Isso aí. A TV também pode ser boa se usada e incentivada da maneira correta! E não pode exagerar, ok? Pensem nisso!

Um grande abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário