quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Você Já brincou com seu filho Hoje?


Algumas Brincadeira do meu tempo de Criança


Brincadeiras: Estátua


Ilustrações Daniel Lourenço

Você coloca uma música e as crianças começam a dançar. Quando abaixar o som e gritar “estátua”, todos devem ficar parados. Quem se mexer por último ganha o jogo.

Confira tambem






















Brincadeiras: Piquenique com bonecas

Ilustrações Daniel Lourenço

Toalha xadrez, pratinhos e copinhos de brinquedo – e comida de verdade! As convidadas? Você, sua filha e as bonecas prediletas dela. Vale também chamar as amigas – mas cada uma deve trazer sua boneca mais querida. A toalha pode ser estendida no jardim de casa, na pracinha mais próxima ou num parque de sua cidade.

















Brincadeiras: Pular corda

Ilustrações Daniel Lourenço

Pular corda tem tudo: é brincadeira, treinamento, exercício físico, faz bem para o corpo e para a mente. A gente aprende cedo e, quanto mais faz, mais sabe. Sozinho ou em grupo, dá para brincar de várias formas e até inventar competições. E a diversão ganhou força e uma nova maneira de brincar com o filme Jumping, da Disney, em que as crianças fazem campeonatos usando mais de uma corda.













Brincadeiras: Cabra-cega

Ilustrações Daniel Lourenço

Você só precisa de um lenço para vendar os olhos do pegador, do espaço da sala e de cuidado para seu filho não tropeçar no tapete.

Depois de decidir ou sortear quem vai ser a cabra-cega, os participantes vendam os olhos do escolhido e correm dele. Ao pegar alguém, a criança vendada tem de adivinhar quem é. Se acertar, o agarrado será a próxima cabra-cega. Se errar, continua na mesma















Brincadeiras: Basquete com balde

Ilustrações Daniel Lourenço

Tentar acertar a bola dentro de um balde ou de um cesto de lixo vazio é uma espécie de jogo de basquete improvisado. Essa brincadeira pode ser feita no quintal ou no playground e as crianças treinam coordenação, além de despertar possível interesse pelo esporte.












Brincadeiras: Brincar com blocos (grandes) de encaixar

Ilustrações Daniel Lourenço

Você pode ajudá-lo a montar castelos, torres gigantes até cair tudo no chão para começar novamente a brincadeira.













Brincadeiras: Passear na bicicleta


Ilustrações Daniel Lourenço

Seu filho ainda não sabe andar de bicicleta, mas isso não é desculpa para ele deixar de dar umas pedaladas pelo parque. Leve-o em uma daquelas cadeirinhas acopladas em sua bicicleta e passeie sem pressa. Aproveite para mostrar a ele as árvores e os passarinhos. Assim, desde cedo, seu filho já vai gostar de observar a natureza.










Brincadeiras: Fazer carimbo da mãozinha



Ilustrações Daniel Lourenço

Prepare pratinhos (podem ser os descartáveis, que serão reaproveitados sempre que for brincar com tinta) com guache diluído em um pouco de água.

Separe um papel grande, no mínimo tamanho A3 (o dobro do tradicional sulfite A4 – criança pequena precisa de espaço até para desenhar!), e coloque-o sobre a mesa (ou no chão). Para forrar, você pode comprar uma toalha de plástico ou papel kraft. Prenda o papel com fita adesiva nessa toalha, para ele não escorregar. É hora de começar: ajude seu filho a molhar a mãozinha no pratinho e “carimbe” o papel. No começo, ele vai achar estranho, mas logo vai querer tentar sozinho. E vale todo tipo de experimentação: misturar duas cores, molhar cada dedinho em uma cor, carimbar duas vezes no mesmo lugar com cores diferentes. Além de você guardar de recordação, fazer quadrinhos e deixá-lo mostrar para todo mundo, os papéis carimbados também rendem ótimas embalagens para presente.


Brincadeiras: Jogar futebol



Ilustrações Daniel Lourenço

Bater uma bola, jogar uma pelada. Não importa. Essa brincadeira, com certeza, está entre as dez preferidas das crianças. A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no estabelecimento e criação de regras, melhora a lateralidade e a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.










Brincadeiras: Brincar de massinha


Ilustrações Daniel Lourenço

Além de criar as formas e os personagens que as crianças inventarem, a massinha possibilita ensinar a mistura de cores. Pegue uma bolinha de massa amarela e outra azul e faça a “mágica” para seu filho: misture as duas na frente dele e mostre a cor que vai aparecer. Alguns apetrechos deixam a brincadeira mais divertida. Existem caixas que vêm com a massinha e instrumentos para ele modelar. Mas serve o improviso, como um espremedor de alho, que dará forma de cabelos de bonequinhos









Nenhum comentário:

Postar um comentário